Bom-dia, minha senhora.
Dormiu bem? Trataram-na bem? Com certeza que sim. Nosso estabelecimento é
famoso pelo acolhimento que dispensa a seus hóspedes. Diga-me, por favor, seus
aposentos estão a seu gosto? Não se preocupe, providenciaremos roupas de
cama mais condizentes com a sua pessoa. Algo mais? Sinto muito, mas
infelizmente não podemos retirar as grades da janela. Quando voltar a seus
aposentos observe com atenção, por favor, esticando só um pouco o pescoço, e
verá que todas as janelas de todos os aposentos têm as mesmas grades. Não seria
estético retirarmos as grades apenas da sua janela, não lhe parece? Os outros
hóspedes decerto não apreciariam a exceção. A cor da janela também a deprime? Eis
algo que se me mostra improvável, senhora Santiago: a cor verde foi
cuidadosamente escolhida para as janelas por lembrar a natureza, portanto por
suas óbvias características calmantes. Essa cor, ao contrário da cor amarela,
nesse caso a senhora teria toda a razão, não é de nenhuma maneira depressiva.
Além do mais, retornamos ao problema anterior: se todas as janelas são verdes
então não podemos modificar apenas uma, sob pena de desobedecermos à estética
do prédio e assim desagradarmos a todos os demais hóspedes, digamos assim. Sim,
estética é algo a que se pode desobedecer e a que na verdade não se deve
desobedecer, sob pena de perdermos as referências de harmonia que nos ajudam a
trabalhar e a viver. Tudo isso por causa da cor verde e das grades, estas completam
aquela e emprestam a segurança, inclusive visual, de que os senhores e as
senhoras tanto precisam. Ah, a senhora quer voltar para casa, onde não há
grades nem janelas verdes? Compreendo. É natural. É bastante natural, de
fato. Prometo, falaremos sobre o seu desejo mais à frente. Isso, sobre sua
volta para casa. Hoje mesmo, não se preocupe. Por ora, preciso apenas confirmar
algumas informações suas para preencher a nossa ficha. Nome? Capitolina
Santiago, perfeitamente. Claro que eu já sabia o seu nome, minha cara. Todavia,
é necessário confirmá-lo, quer para que não pairem dúvidas, quer para que eu a
escute falar sobre a senhora mesma. Sim, isso é absolutamente fundamental. Sua
idade, por favor? Sei que não é pergunta que se faça a uma dama, mas os
funcionários que elaboraram a ficha, tempos atrás, não tiveram a elegância de
abrir essa exceção, que se há de fazer. Idade, por favor? Não diz? Recusa-se a
dizê-la? Tudo bem, não é um grande problema: por ora posso deixar esse campo em
branco. Nome da mãe? Dona Fortunata, interessante. Expressivo. Pai? Senhor
Pádua, confere. Filhos? Ah, um menino, ótimo. Seu nome, por favor? Luís, foi o
que disse? Mas não é Ezequiel? Se eu sei, por que pergunto. Já lhe disse,
porque preciso perguntar, precisamos ambos, a senhora e eu, ter certeza do que
falamos e sobre o que falamos. Perfeito, Ezequiel. Moradia, por favor?... Muito
obrigado. Por enquanto, é suficiente. Podemos voltar à sua pergunta anterior.
Qual pergunta? Ora, se a senhora pode voltar à sua casa ainda hoje, já não o
deseja mais? Ah, não era uma pergunta, a senhora quer e vai voltar para casa
ainda hoje. Pois é, mas não pode, não assim, logo logo. Isso mesmo, não pode.
Porque o senhor Bento Santiago, seu marido, certo?, nos procurou para nos
solicitar que a internássemos no nosso estabelecimento. Agora a senhora
entendeu, de fato não se encontra hospedada em um hotel, mas sim internada em
um nosocômio. Exatamente, um nosocômio, uma espécie de hospital destinado ao
tratamento de pessoas, digamos, mentalmente perturbadas. A senhora não se sente
mentalmente perturbada, folgo em sabê-lo. No entanto, uma pessoa mentalmente
perturbada não é a mais indicada para julgar a si mesma, se o está ou não. Como
os bêbados, que sempre dizem que não estão bêbados. Sei perfeitamente, a
senhora não se encontra alcoolizada, não é essa a nossa questão. Falamos de
determinado tipo de doença mental: a senhora sente que está bem, perfeito, mas
esse sentimento faz parte dos sintomas da sua doença, é muito comum que o
doente negue a sua doença. Que bom que perguntou qual é a sua doença, assim nós
todos evoluímos na direção da cura que desejamos, sem dúvida.
Provisoriamente, já que ainda precisamos proceder a alguns exames, testes e
provas, eu diria que a sua doença é uma manifestação secundária, nem por isso
menos elaborada, de Confiance Affective
Peu Fiable. Não conhece a expressão nem a língua, compreendo. O sr. Pádua
não pôde lhe pagar cursos de francês, ora, isso não é vergonha nenhuma. Eu
traduzo a expressão para a senhora: digamos que a sua doença é uma manifestação
secundária de Confiança Afetiva Não-Confiável. O que isso quer dizer, afinal?
Bem, retraduzindo os termos técnicos para uma linguagem que compreenda com mais
facilidade, eles querem dizer que a senhora é afetiva e compulsivamente
não-confiável, isto é, ao mesmo tempo que atrai as pessoas não lhes desperta a
mínima confiança necessária para uma convivência saudável e civilizada. Como posso dizer uma barbaridade dessas sem conhecê-la? Primeiro, não é uma
barbaridade, mas sim uma doença, como lhe falei. Segundo, na verdade eu a
conheço bem, ou melhor, conheço bastante bem casos crônicos como o seu. As
particularidades do seu caso em particular me foram transmitidas pelo seu
marido de maneira extremamente detalhada, quando a trouxe aqui. Depois que a
enfermeira Leonela a levou para o seu quarto, ele fez questão de me entregar um
dossiê volumoso a seu respeito, dossiê este a que ele curiosamente não deu o
seu nome ou apelido, como seria de se esperar, mas sim o próprio apelido pelo
qual ficou conhecido: Dom Casmurro. Trata-se de um apelido muito revelador,
temos de convir. Naturalmente, na hora me lembrei de outro Dom, aquele que
enlouqueceu de tanta leitura de romances de cavalaria e saiu pelo mundo montado
num pangaré com uma bacia de barbeiro na cabeça. Um caso clássico, citado em
todos os anais da ciência, Juntando esse título que ele deu para o dossiê com a
circunstância inusitada de tê-lo escrito como um romance, não pude deixar de
considerá-lo um outro caso interessantíssimo. Poderíamos chamá-lo, elaborando quiçá
uma nova teoria a respeito, de Fobia de Ficção. A Fobia de Ficção se associa,
reconhecemo-la, a uma insegurança patológica específica, fazendo com que se
combine a sua própria doença, sra. Capitolina, com a doença do seu marido, e de
uma maneira esteticamente muito interessante, também devo reconhecer. A senhora
sabia que no seu romance, digo, no seu dossiê, o sr. Santiago é capaz de
levantar tantos argumentos contra a senhora, isto é, a favor de que a senhora o
tenha traído com o seu melhor amigo, quanto argumentos a favor da senhora, isto
é, contra a hipótese de que o tenha traído com esse melhor amigo ou com qualquer
outro homem? Impressionante, não acha? Não? E quer falar com ele para
desfazer de uma vez por todas o que chama de mal-entendido? Creio que não será
possível, pelo menos ainda não. Por que? Ora, porque eu não podia deixá-lo à solta na cidade, Eu o internei imediatamente depois da senhora, ele nem chegou
a ultrapassar o portal. Preciso estudar os dois casos cuidadosamente, eles são
tão significativos que me ajudarão a dar mais alguns passos importantes no
domínio do oceano da loucura. É isso, o seu marido também se encontra internado
aqui conosco, em outra ala. Curioso é que ele tenha igualmente reclamado das
grades e da cor verde nas janelas, o que me empresta mais uma conexão que pode
ser importante. Fora o fato de vocês dois – perdão pela intimidade momentânea,
mas o estudo dos seus casos me torna como que um pouco íntimo tanto de você
quanto de seu marido, se me permite -, portanto, fora o fato de vocês dois
serem muito ligados um ao outro desde muito jovens, o que seria uma outra
motivação para explicar as preocupações semelhantes, devemos acrescentar a
reação negativa ao ambiente como um outro sintoma secundário, e novamente, nem
por isso menos importante. A relação interna entre vocês me leva a formular uma
espécie de diagnóstico duplo e complementar deveras interessante. Por que é
interessante? Bem, porque sugere que o seu casamento com o seu marido seria não
apenas um casamento entre duas pessoas, entre duas personalidades, entre duas
almas, digamos assim, mas igualmente um casamento entre duas doenças que desse
modo se reforçam uma à outra em uma espiral contínua e viciosa muito difícil
de interromper. Não, não estou dizendo que cada um de vocês é em si uma
doença, o que estou dizendo é que foram as duas doenças, a sua e a do seu
marido, que os aproximaram e os casaram e, depois, os separaram, percebe? Não
percebe? Compreendo, a teoria não é simples sequer para os meus ilustres
colegas, que dirá para leigos no assunto, mas posso lhe assegurar que, apesar
da sua ousadia e do seu ineditismo, ela se encontra muito bem, na verdade muitíssimo
bem fundamentada. Quem gosta de falar assim? Assim como? Ah, cheio de
superlativos: o sr.José Dias, perfeitamente, li sobre ele no dossiê-romance. Outro caso interessantíssimo, talvez o chame aqui um dia desses. Mas por ora
nos concentremos em você, minha cara, e no seu ilustre marido e autor. Não, ele
não é necessariamente o seu autor, mas sim autor do dossiê-romance sobre você.Todavia, talvez possamos pensá-lo, em algum nível, como seu autor sim: como se
a manifestação enviesada do ciúme masculino fortalecesse a doença feminina em
questão, a saber, a nossa conhecida
Confiance Affective Peu Fiable. Que seja. Mas voltemos à minha teoria. O
casal que Bento e Capitolina Santiago ainda formam, mesmo que no momento em
aposentos separados, se tornará o corolário dessa teoria, fornecendo-me a
demonstração que faltava no brilhante edifício que, modéstia à parte,
venho construindo pouco a
pouco. Compreendo, compreendo, você não entende de edifícios e teorias, logo
também não entende de metáforas. Como? Prefere que eu volte a tratá-la por
senhora? Perfeitamente, seu desejo é uma ordem, mas somente aqueles a que eu
possa atender, como o de tratá-la mais cerimoniosamente. Dizia então que a
senhora não entende de edifícios e teorias, logo também não entende de
metáforas. Todavia, a despeito dessa dificuldade natural a seu sexo, sempre me
sinto na obrigação moral e científica de explicar a meus pacientes e demais
hóspedes do estabelecimento todos os aspectos envolvidos no tratamento.
Trata-se de uma atitude pedagógica que, em algum nível subterrâneo, talvez a
ajude a se curar mais à frente, além de auxiliar a mim mesmo a organizar os
meus procedimentos e, portanto, o meu pensamento. Ah sim, a senhora quer saber
o que acho não do seu caso clínico mas sim da acusação do seu marido, a saber,
que a senhora o teria traído com o sr.Ezequiel. Calma, eu não quis dizer que o
seu marido disse que a senhora o teria traído com o seu próprio filho, nesse
caso teríamos de chamar um outro tipo de profissional, que aliás pouco me
agrada. O que eu quis dizer foi que o seu marido disse que a senhora o teria
traído com o seu melhor amigo, o sr.Ezequiel Escobar. Ah, bom. Mesmo assim não
está bom, compreendo. Mas respondo à sua interrogação. Deixando à parte, para
consideração posterior, o fato de a senhora não afirmar explicitamente, pelo
menos até o presente momento, que não traiu de modo algum o seu marido, nem com
o sr.Ezequiel Escobar nem com ninguém mais, minha intuição e minha experiência me
dizem que a senhora não deve ter traído o seu marido. Então por que está aqui?!,
a senhora me pergunta com a devida ênfase, percebi. Eu lhe respondo que não me
cabe julgá-la e muito menos condená-la por infidelidade e adultério, tais atos
não competem à medicina que professo, mas sim cuidar adequadamente da sua
doença e, se possível, curá-la. E se não for possível?!, eu escutei bem, não
precisa gritar, por favor, se controle. Não me agradaria chamar a srta.Leonela
antes do término dessa nossa sessão. Controlou-se? Muito bom, esse é um bom
sinal. Afirmo-lhe então que é possível curá-la e que sou o profissional mais
indicado para fazê-lo, não se preocupe, a expressão “se possível” é apenas modéstia
científica preventiva. Qual é a sua doença, então? Já lhe disse de maneira sumária,
mas passo a lhe explicar um pouco mais detalhadamente, me agrada bastante o seu
interesse. Bem, continuando a relevar o fato, para aquela consideração posterior, de a senhora
persistir não afirmando explicitamente que não traiu de modo algum o sr.Bento
Santiago, mesmo depois de eu lhe fazer notar isso, passo a comentar a sua
doença e o seu caso particular. Contudo, para melhor definir o conteúdo da
doença precisamos definir o seu continente, isto é, a pessoa que porta a
doença. Então, precisamos perguntar: quem é a senhora? Quem é Capitolina
Santiago? Em última instância, mais íntima e mais próxima: quem é Capitu?
Vejamos. Há uma expressão, no dossiê-romance do seu marido, que tenta
descrevê-la: “olhos de ressaca”. A expressão é precedida daquela outra,
proferida pelo sr.José Dias: “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”. Não
conhecia esta última? Interessante. Ambas as expressões são fortes, mas a
segunda, que parece ter sido pensada primeiro, é um pouco ofensiva, reconheço,
enquanto a primeira constitui-se a partir de uma metáfora muito bonita que também
me serve. A partir dos seus olhos, as portas da alma!, conforme diziam os
antigos, olhos cuja cor vejo agora que oscilam do verde-claro ao azul-escuro
como se seguindo a luminosidade do ambiente, a partir desses olhos o
sr.Santiago pretendeu que eles lembram e sugerem a ressaca no mar, a saber, a
revolta das ondas movidas pela maré e por ventos muito fortes. Interessante
notar, de passagem – sim, gosto da palavra “interessante” – mas, interessante
notar que o amigo dos dois, supostamente seu amante segundo o sr.Bento, tenha justamente
morrido afogado no mar e num dia de ressaca, apesar de nadar muito bem. Bem, normalmente
são os melhores nadadores aqueles que morrem afogados, porque lhes falta o medo
que garante a sobrevivência cotidiana. Ou seu amante, digo, o sr.Escobar teria
preferido morrer no mar, afogado que já se encontrava na ressaca dos olhos de
uma certa senhora carioca? Oh, desculpe-me a menção desagradável, compreendo
que o estimava, de um jeito ou de outro. Naturalmente que compreendo, a minha
função é compreender. Tome, use o meu lenço. Por nada, não se preocupe.
Voltemos então a seus olhos de ressaca, neste momento ainda salgados e molhados
como as águas da baía de Guanabara, me perdoe a licença poética. A senhora
gosta de licenças poéticas? Que bom. Pois são esses seus olhos que mostram a
senhora como uma força da natureza, indubitavelmente bela mas igualmente
inconstante e, portanto, perigosa. Sim, eu disse perigosa. Seu marido parecia
vê-la de ambas as maneiras, sintetizando sua percepção na bela imagem dos olhos
de ressaca. Creio que ele se encontrava próximo da verdade, mas não atinou com a
verdade mesma. Não creio, tanto pelo dossiê-romance quanto pela minha
observação in loco e in pectore, que
a senhora mesma seja uma ressaca ambulante, prestes a invadir e afogar as
terras e as pessoas. Não. Não me parece que a senhora seja mesmo inconstante.
Aliás, se o seu problema fosse esse, o tratamento seria muito fácil e muito
mais curto. Não. A senhora é na verdade muito calma e controlada; o que faz é
provocar nos outros, jamais em si mesma, as mais terríveis ressacas, afogando
as pessoas que a cercam e a amam em incerteza, insegurança e ansiedade, em
suma: em desespero. Por isso o sr.Escobar, por conta de sua própria doença em
combinação com a da senhora, talvez tenha precisado se afogar em uma ressaca de
verdade. Oh, desculpe-me novamente, mas simplesmente não posso censurar as
minhas próprias palavras em benefício da precisão do diagnóstico, espero que me
entenda. Aqui tem outro lenço pode usá-lo. Dizia eu que a senhora provoca
ressacas nos que a cercam. Claro que não se trata apenas da cor dos seus olhos.
Ela tão somente espelha e expressa o seu interior, paradoxalmente intenso e
plácido ao mesmo tempo. É essa intensidade da senhora e do seu desejo, não
importa o objeto desse desejo, que, associada a uma placidez interna
impressionante, desequilibra as pessoas à sua volta e em particular os homens,
como que devolvendo-nos à nossa lama primitiva. Eu disse nossa? A senhora quer
dizer, como se me incluísse entre os homens que você, perdão, que a senhora
perturba? Deve ter sido apenas um lapso: a ciência me protege e à senhora, os
meus interesses são e só podem ser científicos. Voltemos a seus olhos, mas para
sair deles. Há obviamente aspectos psicológicos fundamentais na constituição da
sua doença, mas desejo comentar antes os aspectos propriamente físicos...
Talvez por ser tão bela,
o sr.Machado de Assis tenha desejado tê-la construído ele mesmo como a
personagem feminina mais forte da literatura brasileira... Como? Quem é esse
sr. Machado de Assis? Ora, apenas um funcionário público que chegou aqui na Casa
Verde contando que escrevera uma história que explicava o amor e todas as suas
sombras, com dois personagens chamados Bentinho e Capitu. A coincidência é
impressionante, admito, o que só torna o caso de vocês três extremamente
interessante. Digo o caso de vocês três porque, antes mesmo do sr.Bento e da
senhora, eu já havia internado o sr.Machado de Assis, considerando-o acometido
de uma variante mais sofisticada ainda da Fobia de Ficção. Não contente em
afirmar que os inventara, à senhora, a seu marido e ao sr.Escobar, que Deus o
tenha, ainda afirmou que inventou a mim mesmo, a mim, o dr.Simão Bacamarte que
tem à sua frente, e que tinha vindo aqui apenas para tirar uns dedos de prosa
com sua própria criação, imagine só. Passarei a me dedicar agora a essa
combinação impressionante de doenças mentais, a partir da qual, sem sombra de
dúvida, terei todas as condições de compreender e curar a loucura humana...
Que maravilha, Ângela. Muito, muito bom! A entranhas e destino do criador e das criaturas dissecados, massacrados e manipulados por um personagem que escapa ao julgamento é mais do que instigante e inédito, Parabéns! Adorei! Belo texto.
ResponderExcluirAnna, também adorei esse texto de Gustavo Bernardo Krause e encomendei dois livros dele: "Me nina" e "A Filha do escritor". Ele também publicou, entre outros livros, uma crítica literária "Quem pode julgar a primeira pedra", que deve ser interessante. Obrigada pela visita!
ResponderExcluirParabéns pelo bom gosto Angela! Adorei o texto mesclando humor machadiano, e as doidices humanas! Beijo carinhoso!
ResponderExcluirPois é. Continuo com a sorte de atrair gente da maior qualidade... Quer dom melhor do que esse? Agradeço ao Universo todo dia.
ResponderExcluirBeijo pra você também.
Ângela, só depois que li a segunda vez percebi que o texto não ser seu. Vou procurar os livros. Estou radiante porque minha prima, Ana Luisa Escorel, tirou o primeiro lugar do Premio de Literatura de São Paulo - o mais importante do País. O livro intitula-se Anel de Vidro. O mais engraçado é que fui eu quem deu o título para ela que conta isto na apresentação. Há mil anos atrás a mãe dela - Gilda Mello e Souza - me disse que pretendia escrever um livro sobre casais que não dão certo que teria por título Anel de Vidro. Numa incrível coincidência Ana Luisa, sessenta anos depois, me diz que estava escrevendo um romance sobre este tema. Contei a ela o que Gilda havia me contado e ela ficou encantada.
ResponderExcluirAnna, quem me dera escrever tão bem quanto o Gustavo Bernardo!!
ResponderExcluirE sua prima está de parabéns. Coincidência mesmo. Vou igualmente procurar pelo "Anel de vidro"... Tem todas as credenciais para ser bom, já que ela é sua parente.
Ana Luisa é que tem a quem puxar. É filha de Antônio Cândido! A família é prolifica em escritores: além de Antônio Cândido, Lucia Miguel Pereira, Octávio Tarquínio de Souza, Ana Amélia Carneiro de Mendonça e Bárbara Heliodora! Eu nem chego aos pés de qualquer deles. Mas todos de uma certa maneira me formaram, sobretudo Lucia, minha tia. Em casa dela conheci na adolescência monstros sagradas do literatura brasileira e até Camus! Outro livro muito bom de Ana Luisa é O pai, a Mãe e a Filha. Ela é dona da Editora Ouro sobre Azul.
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