terça-feira, 23 de agosto de 2011

XXXI Que país é este?

                                                                    
                                                          
          No caminho do colégio, indo levar quatro dos meus netos, morando provisoriamente conosco, fomos ouvindo Fado. Nem perguntei se estavam gostando. Tenho que dar um tempo para eles se acostumarem. De mais a mais, vão tão sonolentos, que não dão um pio. Foi por isso, aliás, que escolhi levá-los em vez de buscá-los, tarefa que ficou para a mãe. Pois não tenho mais idade para encarar crianças totalmente despertas, se engalfinhando no banco de trás.
            De volta a casa e aterrissando no Brasil, transcrevo o que li no jornal: 

"Atravesse o viaduto próximo à Octogonal, sentido SIA-Asa Sul, no horário de pico. Lá há um experimento científico: não desenharam as faixas de rolamento para testemunharmos quão subjetiva é a noção de retidão presente em cada um de nós. Ok, GDF, está provado! Agora coloque as faixas nos devidos lugares."
(De um morador de Taguatinga.)

          "O aperto é tanto que a qualquer momento o México pode fechar a fronteira com os Estados Unidos. Tem americano querendo entrar ilegalmente no país."
    
          "Diz o ditado que a oportunidade cria o ladrão. Mostra a realidade que o corrupto cria a oportunidade."

          Nem sempre lemos no jornal linhas inteligentes e aprazíveis como as escritas acima.
         As notícias de hoje foram de lascar:
         A instituição da Legítima Defesa foi revogada.  Um lavrador, depois de assaltado oito vezes, resolveu dar um susto no ladrão. Instalou uma velha armadilha de seu avô. O marginal esbarrou no fio que disparava a arapuca armada, a partir de uma ratoeira, levou no peito dois tiros de espingarda e morreu.
        Inacreditavelmente, o cidadão, cansado da insegurança do país que habita, responderá por homicídio doloso e pode pegar até 30 anos de prisão!
        Pergunto: qual será a providência do governo contra o arrombador de residências, e a favor dos cidadãos honestos?

        Outro protesto contra a falta de segurança deste país será investigado: o da médica assaltada cinco vezes em um mês e que colocou, no portão de sua casa, um cartaz alertando a que ninguém o pulasse, pois estava infectado com sangue HIV.
        Será que os assaltos foram investigados?
        Mais uma vez neste país, os cidadãos pagadores de impostos não podem ao menos se defender, e a médica, que nenhum mal causou, poderá responder pelo crime de atentado contra a vida e a saúde (!), apesar de ter impedido de aumentar a ficha criminal de mais um delinquente e, mesmo tendo colocado a advertência, o que evidencia apenas o seu medo e a sua intenção não dolosa. Acho que a única consequência do seu ato deveria ser a ajuda, financiada pelo governo, de um psicólogo para ajudá-la a superar o medo de viver neste país.
        Enquanto isso, os inúmeros bandidos que atentam contra a nossa vida estão à solta e ainda são defendidos, coitados, levaram dois tiros! Por que e onde estavam? Outros, imagine, poderiam até ser contaminados! Ora, não o seriam, se é que o seriam, se estivessem, ao menos, procurando trabalho.
    

4 comentários:

  1. Ângela:
    - Essa da fronteira gringal com a mexicana é muito oportuna porque, de facto, a coisa está preta lá para as bandas do Tio Sam, e o chapéu mexicano, apesar de aba muito larga, não dá para acoitar tanta gente;
    - Não concordo com o ditado "A ocasião (não é "oportunidade", senão não rimaria) cria o ladrão". Deveria ser "A ocasião denuncia o ladrão". Esse tipo de ladrão não se faz, nasce-se, portanto, já o sendo.
    Canojones = Carlos Jorge Mota

    ResponderExcluir
  2. O meu amigo Carlos Mota aconselhou-me a visitar o seu blogue. Ainda bem que o fez porque pude deliciar-me com a sua prosa deliciosa.
    Tenho de agradecer aos dois !

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você sobre o ditado, mas ele não é de minha autoria. Apenas, o transcrevi.
    Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Arnaldo,
    Fico feliz por ter conseguido agradá-lo com o meu blog e espero que continue a fazê-lo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário aguardará moderação