sexta-feira, 9 de setembro de 2011

XXXIII

        Não fico muito satisfeita quando, ao fim do dia, verifico que só li seis páginas! Minha média de leitura era de cinquenta páginas por dia...Mas, as páginas lidas hoje me encantaram. Assim como Saramago em Intermitências da Morte fez desta uma de suas personagens, o autor de La ladrona de libros convoca-a para ser a sua narradora. E esta depois de ter levado em seus ombros a alma do irmãozinho da protagonista, e de outras ainda em seus cobertores, reencontra-a, conscientiza-se de seu crescimento, relembrando ainda que havia um trem, neve e uma menininha devastada pela dor.
 A Morte, ao testemunhar certos atos dos homens, dizia para si mesma, que aquilo era típico dos humanos e os invejava por terem o bom senso de morrer. Estou chegando ao fim desse livro e ele é emocionante.
        Falando em morte, acho que a preocupação em proteger os cidadãos honestos deste país não existe mais. O jornal de ante-ontem estampou a ordem do Tribunal de Justiça para derrubar muros e qualquer aparato de segurança de um determinado condomínio de Brasília. Está certo que ele ainda é irregular, mas daí a alegar falta de liberdade de circulação e onerar com multa de vinte mil reais, cada vez que um vigilante pedir documentação a quem lá chegue, com boas ou más intenções, é inacreditável. Se a moda pega, os edifícios do Rio de Janeiro, Recife e demais estados do Brasil, que dificultam o acesso dos marginais, terão que facilitar o caminho do crime e derrubar todas as suas grades.
        Ontem, o MP multou em 500 mil uma cadeia de lojas por ela exigir atestado de bons antecedentes de seus funcionários. O que é isso?! Quer dizer que também não se poderá mais verificar na delegacia se alguém que se pretende contratar tem ficha na polícia?     
     Afinal, nesta sociedade quem é que pode contar com o Departamento de Segurança? Somente os bandidos? E a arrecadação da multa, para quem vai?
        Matei a charada. É que a faxina está ameaçando o enriquecimento ilícito, então providenciaram rapidinho uma nova fonte de renda.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário aguardará moderação